Páginas

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Resenha: Anjos e Demônios - A Primeira Aventura de Robert Langdon - Dan Brown

@quimeraliteraria
Anjos e Demônios - A Primeira Aventura de Robert Langdon
Autor: 
Dan Brown
ISBN: 9788599296394
Páginas: 480
Editora: Arqueiro
Ano: 2004
Assunto/Gênero: Literatura Estrangeira; Aventura; Suspense


“Deus responde todas as orações, mas às vezes a resposta é não.”

Sinopse: 
O livro de Dan Brown conta a aventura de Robert Langdon, um professor de simbologia de Harward, que é chamado às pressas para analisar um símbolo misterioso marcado a fogo no peito de um físico assassinado dentro do CERN, um centro de pesquisa na Suiça. Então, ele descobre que o símbolo é um ambigrama Illuminati - uma poderosa fraternidade considerada extinta há anos.

Essa fraternidade ressurge para colocar em prática uma vingança contra a Igreja Católica. Para isso os Illuminati planejam matar quatro dos cardeais mais cotados para substituir o papa no próximo conclave. Roubam tbm uma arma que pode destruir o Vaticano explodindo-o.
Correndo contra o tempo, Robert Langdon com a ajuda de Vittoria Vetra, uma cientista italiana, precisam impedir a morte dos cadeais, achar e desarmar a antimatéria e salvar o Vaticano e a Igreja da vingança Illuminati.


Resenha:
Anjos e Demônios despertou meu interesse, não apenas pelo autor que escreve com propriedade, mas pelo contexto, os detalhes históricos e também pelo cenário. A maior parte da história acontece na Itália, no Vaticano. A cada página, Dan descreve com minuciosos detalhes o local. Por onde o observador Robert passa, cada escultura e monumento é descrito. Eu particularmente li Anjos e Demônios conectada à internet para pesquisar as praças, as pinturas e esculturas, e cada capela e igreja do Vaticano. Me senti na Itália, ajudando o professor de simbologia a desvendar todo o mistério por trás dos Illuminati e da antimatéria. 
Vittoria Vetra, a cientista do CERN que está presente no decorrer de toda a história tem um papel forte no livro em minha opinião. É uma mulher decidida e inteligente. Já falando da adaptação cinematográfica - não consigo deixar de comparar - senti falta de cenas importantes, principalmente algumas em que a bela moça é o centro dos acontecimentos. No filme optaram também por deixar o "romancezinho" do casal 20 em off. Langdon e Vetra fofos na história de Brown, passam por toda a aventura juntos, e nesse meio tempo, Robert está sempre pensando sobre como se sente em relação a cientista.
Confesso que acho os capítulos destinados ao Assassino muito enfadonhos, mas entendi que a profundidade psicológica do personagem é diferente e do meio pro fim da obra, tudo foi ficando melhor, até mesmo as parte que já eram ótimas.

Dan Brown escreve meticulosamente, admiro muito porque apesar de ser uma leitura moderna um pouco mais densa, não tem como abandonar. É gostoso de ler, se torna um vício. O leitor quer saber mais e mais sobre os próximos acontecimentos e tudo se encaixa de uma maneira espetacular.
Recomendadíssimo! Pretendo ler os outros desse box maravilhoso da foto em breve. Tô empolgada pra acompanhar Robert Langdon em mais aventuras e ler outros que não sejam dessa série também. Então, assim que possível, mais resenhas de Dan Brown pro blog.

Beijos

2 comentários:

  1. Esse livro está na minha lista dos mais favoritos, não só desse autor, mas no geral.
    A escrita do Dan Brown realmente é envolvente e te prende do começo ao fim. Ele é um dos poucos autores que leio que não deixa pontas soltas no final. Sem contar todas as informações históricas usadas como pano de fundo para suas tramas.

    Ótima resenha! E divirta-se lendo as outras aventuras de Robert Langdon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, prende mesmo do começo ao fim! E realmente tudo se encaixa.
      Obrigada, que ótimo que gostou.
      Vou sim haha. Beijos

      Excluir