Brilhos e agulhas





O que cresce em meu peito antes cheio de cor e brilho cintilante é uma mancha escura, quase negra. Toda a clareza e a esperança se esvaem. Toda a tranquilidade transmutada em um sentimento que não posso dizer exatamente qual é. Uma mistura de forte angústia com uma dor enraizada, lá no fundo.

Leves pontadas que doem como uma agulha, como milhões de finas agulhas ou espinhos, perturbando o coração assim como perturbavam o caminhar da sereia menina de Andersen. Milhões de pontadas sombrias que refletem o desconsolo do tal sentimento anônimo.

Sem saber reagir e me defender da sensação de estar aos poucos perdendo parte de mim, sonho com as cores que antes inundavam minh'alma e transbordavam inocência, alegria, pureza de espírito e a sutil omissão de preocupação. Preocupação essa que agora é quem se desnuda dentro de mim. 
Desamparo e desespero... Silenciosos.

O sorriso continua colorido, ainda há quem diga. Mas o brilho nos olhos, esse não é mais como outrora.




agosto/2016

RESENHA: Desventuras em Série: Mau Começo por Lemony Snicket


Título: Mau Começo
Série: Desventuras em Série

Autor: Lemony Snicket
Editora: Cia das Letras
Ano: 2014
Páginas: 152 

SINOPSE: "Mau começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: 'Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere'." 

RESENHA: Terminei há pouco esse livro, que foi o primeiro lido do ano. Minha espectativa era alta e a leitura não me decepcionou. A começar pelo narrador (ponto que me chama sempre muita atenção). A escolha de um narrador que sempre interage com o leitor e explica expressões para que determinada situação ou fala tome o melhor sentido pra construção da história. Além do humor peculiar com que Lemony trata das inúmeras desventuras que os orfãos passam é de extrema importância para identificação do leitor. As personagens são bem construídas e quem lê consegue imaginar exatamente como são especiais os irmãos, assim como essa inteligencia vai render muitos frutos no decorrer da série. O vilão, Conde Olaf, não fica para trás em sua caracterização e o modo como age objetivando a fortuna dos jovens Baudelaire. Cada detalhe mostra como será daqui em diante a vida dos orfãos, nessa trama que como sempre diz o narrador, não é uma história feliz, e principalmente não tem um final feliz.💙📖📚🖊